Desde sua fundação, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE acredita que as ações que transmitem valores e princípios de cidadania são importantes agentes indutores para alcançarmos o Brasil que queremos. Por este motivo, criou em 1992 o Prêmio PNBE de Cidadania para reconhecer trabalhos produzidos sobre cidadania. Já foram premiadas 129 ações cidadãs entre pessoas e entidades. Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos durante todos estes anos.
1. Disseminação e aprofundamento de informações sobre cidadania e ações voltadas à eficiência da máquina pública.
2. Estímulo e reconhecimento de trabalhos de cidadania.
3. Gerar debates que induzam a valorização de ações e projetos de cidadania comprometidos com o combate à desigualdade, educação e desenvolvimento sustentável.
O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais busca mobilizar a sociedade para construir um país socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável.
O Prêmio PNBE de Cidadania, criado em 1992 com esse foco e reativado no ano passado, lança a edição 2024 da premiação, que será atribuída a duas categorias:
- Empresário(a)/Personalidade Cidadã
- Empresa/Entidade Cidadã
Haverá também um Prêmio Hors-concours para entidade ou personalidade de reconhecida atuação.
Os indicados nessas duas categorias devem ter atuação destacada e efetiva em uma das seguintes áreas:
- Combate à Desigualdade
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação
Todos os associados e simpatizantes do PNBE podem fazer múltiplas indicações, que passarão pela análise de um júri independente, formado por associados do PNBE e representantes da sociedade civil.
Faça parte dessa história indicando pessoas e entidades cuja ação corresponda àquilo que desejamos ver como atitudes e iniciativas gerais ou específicas para o Brasil que queremos e que vamos construir juntos, com menor desigualdade.
A redução da desigualdade, pela definição do PNBE, além de ações públicas, depende do esforço e trabalho de pessoas para melhorar o acesso à educação de qualidade, formação profissional, acesso mais fácil à saúde e luta pelo desenvolvimento sustentável.
Quem faz o Brasil melhor merece ser reconhecido.