O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) decidiu, em assembleia, emitir nota de apoio à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em virtude da possibilidade de redução de repasse de verbas à instituição na Lei de Diretrizes Orçamentárias estadual para 2025.
“O Estado de São Paulo ocupa posição de liderança no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil, o que reflete a contribuição da FAPESP e das universidades estaduais. O apoio à ciência, à tecnologia e à inovação em São Paulo pela FAPESP vem viabilizando muitos avanços científicos, inovações e descobertas, bem como a formação de profissionais especializados”, manifestou o PNBE.
A entidade ressalta que nesta época em que os avanços científicos e tecnológicos se dão com grande velocidade, é essencial a
estabilidade dos recursos repassados à Fundação para a continuidade do desenvolvimento do Estado. E acrescenta que em 1989 a Assembleia Constituinte Estadual previu na Constituição Paulista que cabe à FAPESP 1% da receita líquida do Estado de São Paulo. “Reduzir essa receita coloca em risco o avanço científico e tecnológico de São Paulo e do País”, alerta o PNBE.
Sobre o PNBE
Fundado em junho de 1987, o PNBE é formado por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, estados, municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental.