Prêmio PNBE de Cidadania
VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CIDADANIA E PELA EFICIÊNCIA NO BRASIL
Desde sua fundação, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE acredita que as ações que transmitem valores e princípios de cidadania são importantes agentes indutores para alcançarmos o BRASIL QUE QUEREMOS. Por este motivo, criou em 1992 o Prêmio PNBE de Cidadania para reconhecer os trabalhos produzidos sobre cidadania, tornando-se agente multiplicador.
Passados 19 anos de trabalho, confiamos que muitos resultados foram alcançados: a valorização da cidadania entrou na pauta de importantes veículos de comunicação e entidades (em cadernos especiais, seções, colunas); se transformou em referência de premiação; comentários em rádio e linha editorial de revistas e tornou-se um indicativo de grande importância para credibilidade e sustentabilidade de diversos projetos agraciados com o Prêmio.
A partir deste cenário, nossa visão é de que temos muitos motivos a comemorar e, ao mesmo tempo, enormes desafios pela frente. A profusão de notícias sobre cidadania e sustentabilidade não vem acompanhada do aprofundamento necessário da importância dos assuntos.
Neste sentido, a partir de 2011, ousadamente mudamos o nome da premiação para “Prêmio Brasileiros de Valor PNBE 2011 – Por um Brasil Ético e Eficiente”, tendo em vista a profunda necessidade de enfatizar as ações de cidadania com o seu devido valor de disseminação e divulgação que transformam realidades de tantos brasileiros pelo país a fora.
De maneira a atender estes desafios e de integrar as iniciativas voltadas ao público, novas estratégias foram formuladas:
1 .Disseminação e aprofundamento de informações sobre cidadania e ações voltadas à eficiência da máquina pública
O Prêmio PNBE permite aos premiados a divulgação das suas ações e resultados entre a rede que é formada entre os diversos agraciados e pelo próprio público participante.
O público participante se compõe por formadores de opinião de diversos setores da sociedade: Líderes empresariais; Líderes de movimentos sociais e ambientais; Dirigentes sindicais, associações setoriais, profissionais liberais e educacionais; Autoridades políticas.
Mais de 5.000 pessoas já participaram diretamente da premiação colaborando com a disseminação e divulgação das ações de cidadania agraciadas.
2. Estímulo e reconhecimento de trabalhos de cidadania
Estimular e reconhecer ações de cidadania, enaltecendo e premiando publicamente pessoas e entidades que têm lutado por um país socialmente justo. Essa premiação tem o duplo sentido de estímulo e demonstração pública do exemplo a ser seguido. Além, é claro, do reconhecimento merecido de toda a sociedade por quem assim age.
Está em sua 19º edição e é considerado um dos principais prêmios do país.
Iniciativa pioneira do país a premiar pessoas e entidades que lutam pela efetiva e implementação da cidadania no Brasil.
Os inscritos no Prêmio são algumas das personalidades de maior importância e credibilidade nas categorias de Educador(a), Empresário(a), Cidadão(ã), Jornalista, Entidade, Justiça e Político.
Já participaram do Prêmio, como mestres de cerimônia: Chico Pinheiro (TV Globo); Carlos Tramontina (TV Globo), Emerson Kapaz entre outros. Já foram premiados 127 ações cidadãs entre pessoas e entidades. Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos durante todos estes anos.
3. Gerar debates que induzam a valorização de ações e projetos de cidadania e de sustentabilidade
Promovemos debates com as personalidades já premiadas, discutindo os desafios de como os diversos temas podem ser trabalhados e como alcançar as metas para o Brasil que Queremos.