Em um clima de informalidade, emoção e indignação, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio PNBE de Cidadania, em 1 de dezembro, para as 8 personalidades (cidadão e cidadã, ambientalista, empreendedora, educador, empresário, jornalista e Projeto Brasil 2022). O evento foi prestigiado por cerca de 300 convidados, que lotaram o auditório da Serasa.
Apresentada pelos coordenadores Elaine Saad e Fernando Prestes Maia, a solenidade foi aberta pelo 1º coordenador do PNBE, Percival Maricato que destacou a união da sociedade civil para que possamos mudar os rumos de nosso país. E os exemplos dos premiados dessa 14ª edição, só faz com que o PNBE, continue acreditando que podemos sim, transformar o Brasil que temos no Brasil que Queremos.
O coordenador Lívio Giosa, coordenador do prêmio em 2005, lembrou aos convidados porquê o PNBE não manteve a categoria o “Político que Queremos” nessa edição. “ Num momento de indignação em nosso país, o PNBE quer convidar a sociedade a refletir sobre os escândalos. Não podemos nos manter omissos diante de tantas denúncias e para isso, temos que exigir mudanças de nossos parlamentares. O PNBE sabe que temos grandes políticos comprometidos com a ética, e vamos torcer para que a cadeira que ficou vazia nessa edição, possa ser preenchida no próximo ano”, destacou Giosa.
Um dos momentos mais marcante da solenidade foi a projeção do vídeo que mostrava a ação de D.Vitória (nome fictícia), aposentada que filmou durante 2 anos, a ação dos bandidos no Rio de Janeiro. Ao final, todos aplaudiram emocionados a atitude dessa corajosa cidadã, que infelizmente por motivo de segurança, jamais poderá ter seu verdadeiro nome divulgado. O PNBE fará com que o seu merecido troféu, seja encaminhado D. Vitória por meio da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Emocionados, os premiados ao ganharem o troféu de um Brasil em construção idealizado pelo designer Ronald Kapaz, enfatizaram a relevância do PNBE como entidade formadora de uma consciência de cidadania no país.
Gabriel Chalita (Educador), Aziz Ab’Saber (Ambientalista), Milú Villela (Empreendedora Social), Antônio Ermirio de Moraes (Empresário), Zilda Alves (Jornalista), D. Vitória (Cidadã) e Francisco Whitaker (Cidadão).