No dia 25 de maio de 2009, a cidadania foi comemorada em grande estilo. Com homenageados ilustres como o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e o presidente da Porto Seguro, Jaime Garfinkel, o PNBE realizou a 17º edição do Prêmio PNBE de Cidadania. O evento consagrou empresas, empresários e organizações não-governamentais que tiveram realizações que reforçaram a cidadania no ano de 2008 e 2009. Na abertura, os convidados foram agraciados com a apresentação da banda de Pitu Leal, trabalho de socialização de crianças e adolescentes com o meio ambiente através da música e que tem o incentivo do PNBE.
A premiação foi realizada no Teatro da União Cultural Brasil Estados Unidos (UCBEU) – Rua Coronel Oscar Porto, 208 – Paraíso, em São Paulo – Sala José Ermírio de Morais. Empresas, empresários e organizações não-governamentais que tiveram realizações importantes e de qualidade que reforcem a cidadania receberão as homenagens.
- Categoria “Empresário Educador”: Jayme Brasil Garfinkel, presidente da Cia Porto Seguro.
- Categoria “Político que Queremos”: Senador Pedro Simon.
- Categoria "Prêmio Brasil 2022": Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.
- Categoria “Empresário Ambientalista”: Gesner Oliveira, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
- Categoria “Empreendedorismo”: Celso Lafer, presidente do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Luigi Nese, presidente da CNS (Confederação Nacional de Serviços)
- Categoria “Ações de Cidadania”: Movimento Voto Consciente, representada por Rosangela Giembinsky e Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), representada por Lizete Verillo.
- Categoria “Empresário Social”: Daniel Fresnot, escritor que fundou a ONG Casa Taiguara que acolhe dia e noite crianças abandonadas.
- Categoria “Empresário-Cidadão”: Henrique Prata, por sua liderança à frente do Hospital do Câncer de Barretos, com atendimentos sem custos aos portadores da doença.
- Categoria “Jornalismo”: Rádio Band News FM, representada pelo jornalista Ricardo Boechat.