Com o objetivo de homenagear a iniciativa de empresários, entidades, cidadãos e jornalistas reconhecidos por seus trabalhos em defesa da cidadania no Brasil, o PNBE realizou no último dia 3 de dezembro o Prêmio PNBE de Cidadania 2007. A tradicional cerimônia de premiação do Terceiro Setor aconteceu na sede da União Cultural Brasil – Estados Unidos.
A abertura do Prêmio, que contou com a auditoria da Boucinha & Campos, foi realizada por Ana Carolina da Silva Santos. A menina, de 10 anos, leu um texto sobre os danos ambientais que o planeta vem sofrendo e a omissão das autoridades mundiais para resolver questões como o buraco na camada de ozônio, a extinção das espécies animais e o desmatamento de florestas, entre outros temas. Ana Carolina foi escolhida para a abertura por representar a pureza de valores sobre o mundo.
Wellington Nogueira, fundador do grupo Doutores da Alegria, foi o mestre de cerimônia do evento, ou como ele mesmo disse "o mestre sem cerimônias". Com humor afiado e sacadas que divertiram a plateia, ele apresentou os vencedores da noite nas sete categorias premiadas. Antes, o “besteirologista”, como ele próprio se define, anunciou o músico David Pascoal para executar no piano o hino nacional brasileiro.
Na sequência, foi a vez de Fernando Prestes Maia, coordenador do prêmio, realizar a abertura oficial da cerimônia. Maia ressaltou que todos os vencedores da noite tinham, de alguma forma, projetos envolvendo crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro melhor.
Sobre o tema transparência, o coordenador do evento falou das ações do PNBE em 2007, como a promoção constante de workshops com profissionais gabaritados para discutir o assunto e ainda revelou: “A partir de 2008, vamos realizar cursos de capacitação com diversas parcerias para “vacinar” cidadãos e entidades públicas e privadas contra o vírus da corrupção. Vamos também fortalecer práticas da boa governança”.
- Categoria “O Ambientalista”: João Paulo Capobianco, pela relevante trajetória na defesa e preservação do meio ambiente, à frente de inciativas como Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental, dentre outras.
- Categoria “A Educadora”: Ana Lúcia Villela, por sua atuação à frente do Instituto Alana, com destaque para os projetos ‘Educando na Periferia’ e ‘Criança e Consumo’.
- Categoria “O Empresário”: Thai Quang Ghnia, fundador da empresa Goóc, na área da moda e vestuário, que inovou na confecção de seus produtos utilizando lonas e pneus reciclados de caminhões.
- Categoria “O Jornalista”: Clóvis Rossi, por sua impecável trajetória na área do jornalismo, desde o serviço de radioescuta até a posição como editor-chefe no jornal O Estado de S.Paulo, com reconhecimentos internacionais como o Prêmio Maria Moors Cabot/ Columbia University (Nova York).
- Categoria “Cidadão (ã)”: Dra. Ana Paula Vieira de Carvalho, Juíza Federal da 6ª Vara Criminal do Rio de janeiro, pelo equilíbrio de suas decisões e noção de igualdade como base em seus julgamentos. É sua a frase “A justiça não é só para miseráveis".
- Categoria “Destaque Brasil 2022”: Projeto Reviver da Associação de Apoio à Criança HIV Positivo, representada pela diretora Gabriela Cristina de Almeida Afonso, por mobilizar e aplicar recursos viabilizando projetos que atendam necessidades de crianças e adolescentes soropositivos, assegurando sua qualidade de vida.