Com o objetivo de contemplar quem valoriza a ética, inovação e envolvimento nas questões sociais, econômicas, ambientais e políticas no Brasil, o prêmio faz parte das ações do Projeto Brasil 2022 “Do Brasil que temos para o Brasil que queremos”, criado pelo PNBE.
Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por representantes da sociedade civil, com destaque para especialistas e expoentes das áreas social, empresarial e jornalística, além de integrantes do PNBE. A importância e qualidade da ação ou do projeto, sempre com foco na cidadania e no exemplo para um Brasil mais justo, foram a base para definição do critério de premiação.
Criado em 1992, o Prêmio PNBE de Cidadania sempre contemplou nomes de relevância na transformação do País, como Herbert de Souza, o Betinho, Sérgio Vieira de Mello e Vanderlei Cordeiro de Lima, entre outros. Em 2003, o evento ganhou o formato que mantém até hoje, com sete indicações e inserido ao Projeto Brasil 2022, criado pelo PNBE e que visa transformar o Brasil que temos no Brasil que queremos até o 200º aniversário da independência brasileira.
A comissão julgadora foi composta por: Sociedade civil - Guiomar Namo de Mello (Educadora), Jayme Garfinkel (Empresário), Aron Belinky (Consultor na área Ambiental), Promotor Dr. João Francisco Viegas (Cidadania), Heródoto Barbeiro (Jornalista), Oriana Jara (Empreendedora Social). E pelo PNBE, John Gottheiner, Luigi Nese, Neissan Monadjem, Raul Casanova e Fernando Prestes Maia (coordenador do prêmio).
- Categoria “Educadora”: Professora Inês Angélica Servidori Cabril, por sua dedicação e importância à educação na escola pública.
- Categoria “Ambientalista”: Rubens Born, pela relevante trajetória na defesa e preservação do meio ambiente, ajudou a fundar diversas ONGs ambientalistas nos anos 80 e 90, entre as quais a Fundação Ondazul, Greenpeace Brasil e SOS Mata Atlântica.
- Categoria "Empreendedor Social": Sérgio Antônio Garcia Amoroso, por sua relevante contribuição social, tendo instituído a Fundação Orça, que recebe 1% do faturamento anual bruto das empresas do Grupo Orsa, do qual é fundador, principal acionista e presidente. Também preside o GRAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer).
- Categoria “Empresário”: Constantino de Oliveira Jr, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, pelo sucesso nos negócios da companhia.
- Categoria “Cidadão”: Senador Jefferson Peres, por sua trajetória política firme e ética sempre com o espírito de defesa do bem público.
- Categoria “Jornalista”: Washington Novaes, por sua rica trajetória na área do jornalismo como editor, diretor e colunista dos principais jornais e revistas e líder de importantes projetos na Rede Globo e TV Cultura.
- Categoria “Menção Honrosa”: Luiz Fernando Furlan, por sua defesa à indústria nacional exportadora.
- Categoria “Destaque 2022”: GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida, dentro do mais avançado padrão científico.